Termos Fundamentais da Gerência de Riscos
- Davi E. Silva
- 12 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
“Acidentes ocorrem desde tempos imemoriais” (Willie Hammer). A expressão de Hammer, contrapõe a confusão relacionada a terminologia associada ao tema, a muito discutida. Expressaremos, portanto, a definição dos termos fundamentais a gerencia de riscos, com o objetivo de minimizar os desvios e vícios de comunicação e compreensão, que podem se adicionar às dificuldades, na resolução de problemas.
Perigo (Hazard) – Condições de uma variável com o potencial para causar danos.
Risco (Risk) – Pode significar:
- a probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo. Pode ser indicado pela probabilidade de um acidente multiplicada pelo dano (em valores monetários, vidas ou unidades operacionais);
- a incerteza quanto à ocorrência de um determinado evento (acidente);
- a chance de perda ou perdas que uma empresa pode sofrer por causa de um acidente ou série de acidentes.
Segurança – Comumente definida como “isenção de perigos”. Em termos praticáveis, é na verdade, um compromisso acerca de uma relativa proteção da exposição a perigos.
Nível de perigo (Danger) – expressa uma exposição relativa a um perigo, que favorece a sua materialização em danos.
Dano – é a gravidade da perda humana, material ou financeira que pode resultar se o controle sobre um perigo é perdido.
Exemplo: Um trabalhador desprotegido pode cair de uma viga a 3 metros de altura, resultando um dano físico, por exemplo, uma fratura na perna. Se a viga estivesse colocada a 90 metros de altura, ele poderia estar morto. O perigo (possibilidade) e o nível de perigo (exposição) de queda são os mesmos, entretanto, a diferença reside apenas na gravidade do dano que poderia ocorrer com a queda.

Causa – é a origem de caráter humano ou material relacionada com o evento catastrófico (acidente), pela materialização de um perigo, resultando em danos.
Perda – é o prejuízo sofrido por uma organização, sem a garantia de ressarcimento por Seguro ou por outros meios.
Sinistro – é o prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento por Seguro ou por outros meios.
Incidente – evento ou fato negativo com o potencial para provocar danos. É também chamado “quase-acidente”: situação em que não há danos macroscópicos.
Referências: TECNOLOGIAS CONSAGRADAS DE GESTÃO DE RISCOS - Francesco De Cicco, Mario Luiz Fantazzini.
Comments