Exposição ao Ruído - Fundamentos - pt1
- Alex Triers - Davi Silva
- 25 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Definições
A definição do que chamamos por “som” envolve, pelo menos, duas abordagens a serem consideradas:
A resposta dada pelo sistema auditivo humano a um conjunto de vibrações mecânicas capazes de estimula-lo;
As características necessárias a determinada vibração mecânica, para que esta seja capaz de estimular o ouvido humano;
A conceituação expressa em “1”, chamaremos de subjetiva, uma vez que depende da presença e interpretação humana, enquanto que em “2”, podemos objetivamente expressar as características de uma forma de energia independentemente da presença humana.
Neste texto, partiremos de uma abordagem objetiva sobre o Som, investigando a sua natureza, e como esta afeta a percepção sonora do homem.
A maioria dos sons são formados pela propagação de ondas mecânicas a partir da vibração de objetos materiais. Por exemplo: em um violão, violino ou guitarra há cordas, já em um bongô ou tambor, membranas tensionadas. A vibração desses elementos perturba o meio circundante (geralmente o ar), enviando ondas longitudinais que se propagam comumente com as mesmas características oscilatórias da vibração primaria. Essa perturbação corresponde a variação da pressão atmosférica ambiente, sendo o sistema auditivo humano, capaz de detecta-las quando ocorrem a partir de certo valor de intensidade e periodicamente, o que em termos de onda sonora, definimos respectivamente por amplitude e frequência.

Comments